27 de outubro de 2010

Rebio de Pedra Talhada

A reserva de Pedra Talhada foi criada com o objetivo de preservar as espécies nativas da Mata Atlântica numa região de interessante ecossistema de transição entre a Mata e a Caatinga. Veja os vídeos abaixo para saber mais.


Imagens cedidas pelo Instituto Chico Mendes (Quebrangulo)


Localização
Está localizada entre os estados de Alagoas e Pernambuco.

Superfície
4.469 hectares

Bioma
Floresta Atlântica
Caatinga

Acesso
O acesso é feito, a partir de Maceió, pela BR-101, passando pelas cidades de Capela, Cajueiro, Viçosa, Paulo Jacinto, e Quebrangolo. De Quebrangolo vai-se por estrada vicinal até a sede da unidade que dista 180 km da capital.

Clima
A temperatura média anual é de 23 a 25° C.
Devido a presença da Serra das Guaribas o grau de umidade é mais elevado na área.

Flora
Situa-se numa zona de transição compreendida entre: a Floresta Perenifólia Higrófila Costeira (Floresta Atlântica Úmida), com árvores alcançando alturas de 25 a 30 m e troncos que atingem diâmetro de até 2 m; Floresta Xerófila Caducifólia ou sub-caducifólia, não espinhosa e as Caatingas, formadas de Vegetação Xerófila Espinhosa e Caducifólia (Mata Branca).

Fauna
A avifauna é muito diversificada, entre os mamíferos, os felinos são representados por cinco espécies e os carnívoros são representados por espécies como a lontra e a raposa, bem como outras espécies de pequeno porte. Existe ainda alguns primatas e um grande número de roedores. Os répteis são abundantes neste ambiente rico em abrigos e esconderijos.

Alguns animais como o cervo brasileiro, o guandú, o coati, o tamanduá, a paca e o tatu, despertam o interesse dos caçadores pela abundância de carne.

Fonte: Instituto Chico Mendes
Reserva Biológica de Pedra Talhada
Av 15 de Novembro 143 - Quebrangulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário