30 de setembro de 2010

Reserva Biológica da Pedra Talhada

Área de preservação ambiental criada em 13/12/1989. Sua área corresponde a 4.469 ha, estando localizada entre Alagoas e Pernambuco, em áreas dos municípios de Capela, Cajueiro, Viçosa, Paulo Jacinto e Quebrangolo. A temperatura oscila entre 23 e 35ºC, devido a serra dos Guaribas o grau de umidade é elevado. Situa-se numa zona de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga. A avifauna é abundante, há felinos, carnívoros, répteis, primatas e muitos roedores.

A Reserva Biológica consiste em uma categoria de unidade de conservação ambiental na legislação brasileira. Uma Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.

Pela lei, é proibida a visitação pública nas reservas biológicas, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico. Já a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como aquelas previstas em regulamento.

Explore a Reserva

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário