5 de janeiro de 2011

O aparecimento de Lampião

Lendo o livro Quebrangulo, Quebrangulo sempre serás, encontrei uma história que fala de um possível aparecimento de Lampião ao município, achei bem interessante e resolvi posta aqui no blog.

Um quebrangulense fala de Lampião - "Lampião nasceu há muitos anos em todos os Estados do Nordeste. O que transformou Lampião em besta fera foi a necessidade de viver. Enquanto possuiu um bocado de farinha e rapadura, trabalhou. Mas, quando viu o alatrado morrer e em redor dos bebedouros secos, o gado mastigando ossos, quando já não havia no mato raiz de imbu ou caroço de mucunã, poz o chapéu de couro, e patuá com orações de cabra preta, tomou o rifle e ganhou a capoeira ... " (Graciliano Ramos).

De 1924, a 1927, a população de Palmeira dos Índios viveu sobressaltada vendo a hora, o bando de cangaceiros atacar a cidade e acabar com tudo; qualquer notícia de um futuro ataque dos cangaceiros àquela cidade, os habitantes corriam a Quebrangulo.

Segundo informação de quebrangulenses, Lampião era, antes de entrar no cangaço, almocreve, vendia cebolas e outros artigos trazidos do sertão para Quebrangulo e comprava aguardente a Pedro Maia, que possuía casa comercial na Rua Cícero de Góis Monteiro.

Após haver entrado no cangaço, nunca esteve em Quebrangulo, as explicações são as mais variadas deste fato. No entanto, o certo mesmo, é que ele com seu bando, esteve na serra das Pias em novembro de 1927, bem próximo a cidade de Quebrangulo e daí saiu para outras plagas. Não atacando Palmeira e se atacasse, certamente sairia vitorioso, pois o destacamento da cidade era pouco e o Tiro de Guerra, possuía rapazes mal preparados para enfrentar os facínoras, mesmo assim, na cidade de Palmeira, sempre se faziam trincheiras devido aos alardes em vão, que faziam à respeito do bando e todos aqueles que chegassem de Quebrangulo em veículos ou à pé, eram revistados e suspeitos de serem simpáticos aos sicários.

Texto do livro "Quebrangulo, Quebrangulo sempre serás"
de José Maria Tenório.

Um comentário:

  1. Boa Tarde,
    Gostaria de Saber se Você Tem o Livro ( Quebrangulo quebrangulo Sempre Seras ) se você tiver me informe pois tenho muito interesse nesse livro.
    meu Email é luizgustavoolalmeida@gmail.com

    Meu telefone é 81-9285-8520

    ResponderExcluir