8 de janeiro de 2011

Anita Studer, "recordações" de uma Heroína

Bom, gostaria de poder agradecer pessoalmente a essa mulher guerreira, tudo que ela fez por Quebrangulo, como não posso, deixo aqui um pouco de sua passagem por nossa terrinha, lugar onde Anita mudou para melhor a vida de muuuita gente, ajudou com seu trabalho a preservar a nossa Reserva Florestal de Pedra Talhada, um dos últimos refúgios da Mata Atlântica do estado, mantendo assim suas mais de 80 nascentes que abastecem varias cidades da região, graças a ela temos também varias áreas de reflorestamento, uma fauna maravilhosa e uma agua de qualidade que chega quase a ser mineral, é uma pena que mesmo com tudo isso Anita não tenha tido seu trabalho reconhecido, mas tenho certeza que assim como eu, Quebrangulo tem muita gente que reconhece todo o esforço prestado e que seremos eternamente gratos.


Breve histórico da Nordesta:

Em 1976, a bióloga Anita Studer vem pela primeira vez ao Brasil para estudar pássaros locais em Minas Gerais. Cinco anos mais tarde, na mata de "Pedra Talhada" situada na frontera dos Estados de Alagoas e de Pernambuco, ela identificou um pássaro raríssimo cujo nome científico é Curaeus forbesi, conhecido como "Anumará" pela população local.

Ela comunicou sua descoberta ao seu diretor de pesquisa em São Paulo, que decidiu que este pássaro seria um excelente assunto de pesquisa, mas que precisaria apressar os estudos porque o rápido desmatamento o extinguirá em poucos anos, assim como as outras espécies endêmicas da região.

Sobrevoando esta região Anita Studer percebeu o tamanho da catástrofe que tomava conta da floresta.

Ela decidiu então iniciar seu trabalho para salvar o maciço de “Pedra Talhada”.

Para melhor conduzir este projeto, ela precisou da ajuda da população local, mas encontrou grande dificuldade, porque ninguém se interessava salvar esta Mata.

As autoridades locais explicaram a ela que as pessoas teriam dificuldades para compreender um projeto ecológico não tão concreto como a construção de uma escola ou uma estrada. Anita Studer entendeu que era necessário elaborar projetos socio-educativos para conquistar o apoio da população. O primeiro passo era a reconstrução de uma escola destruída por um incêndio. Em 1985 em Genebra, ela fundou a Associação Nordesta Reflorestamento e Educação.

Deste então foram lançados muitos outros programas visando o desenvolvimento sócio econômico da região do entorno da mata com sede no Município de Quebrangulo.

Foram criados varias oficinas de educação ambiental e de formação profissional para a população, principalmente para as crianças de rua.

Hoje um milhão de árvores, entre cedros, ipês e sucupiras, além de diferentes espécies de aves, répteis e mamíferos sobrevivem na região reflorestada.

Mesmo depois de se tornar área do Ibama, muitas famílias ainda estão morando nas áreas de preservação. Segundo a vice-presidente da Associação Pedra Talhada para o Desenvolvimento Sustentável, Andréa Maia, até hoje, apenas um proprietário de terras foi indenizado. (Saiba mais em http://www.nordesta.org/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário