17 de janeiro de 2011

Tenório Cavalcante, O Homem da Capa Preta

Destacando mais um filho ilustre de Quebrangulo, um dos mais famosos migrantes do Nordeste sempre acompanhado por uma metralhadora, que chamava de "Lurdinha", e vestido com sobretudo negro, Natalício Tenório Cavalcanti de Albuquerque era chamado de "O Homem da Capa Preta", "Rei da Baixada" e "Tenório Cavalcanti", referência à região onde viveu. Apesar de sua ligação política com a Baixada Fluminense, ele não é natural do Rio de Janeiro. Nasceu no dia 27 de setembro de 1906, na cidade de Quebrangulo, em Alagoas.

Ainda criança, na década de 1920, mudou para Duque de Caxias. Na época, o local era apenas um conjunto cercado por ruas de terra batida, com população migrante do Nordeste. Neste contexto, Tenório iniciou sua carreira política e alcançou imenso poder junto à comunidade. Defendendo a bandeira dos nordestinos, conseguiu milhares de aliados, que o levaram a ser eleito deputado estadual e federal.

O perfil agressivo e violento transformou Cavalcanti em mito. Um episódio, ocorrido em 19 de julho de 1957, exemplifica o estilo coronelista de Tenório. Militares fizeram uma operação e invadiram dois de seus imóveis - um apartamento, em Copacabana, e a fortaleza montada em uma casa de Duque de Caxias - buscando armas de guerra, supostamente, desviadas dos arsenais do Exército. Revoltado, O Homem da Capa Preta respondeu em tom ameaçador.

- Essas violências me atingem muito pouco. Estou absolutamente certo de que, se estivesse em casa, esta história teria de ser contada de uma forma bem mais desgraçada - disse, ao desembarcar no Aeroporto Santos Dumont.


2 comentários:

  1. "coronelista" tenorio era populista , e era contra as elites entreguista e os imperialistas de plantão e foi contra o golpe de 64, e foi cassado pela ditadura.

    ResponderExcluir
  2. Acreditam que Tenório Cavalcanti foi meu Bisavo =D

    ResponderExcluir